Ciências Humanas - Politécnico Luiza Formighieri
Projeto
Politécnico Ensino Médio
Tema:
Localização de Industriais locais e regionais e sistematizações
do Trabalho
·
Atividade
Individual: pesquisa
de textos complementares, dados estatísticos, artigos de jornais e
revistas, material cartográfico.
·
Atividade
em grupo:
a.
Visita a
uma indústria.
b.
Troca de
materiais pesquisados individualmente e produção da
síntese do trabalho.
Forma
Final do Trabalho: síntese
cartográfica (mapeamento) dos fenômenos observados e texto
dissertativo.
Enfoques
de trabalho por disciplina:
História:
Identificação das
diversas etapas da revolução Industrial e seus significados
políticos, econômicos e sociais. (sistematização do Trabalho de
Henri Ford).
Geografia:
Pesquisa sobre os
diferentes fatores de localização de localização Industrial e
ocupação do espaço urbano e a relação entre eles; mapeando os
fenômenos.
Sociologia:
Condições
de trabalho dos trabalhadores nas fábricas visitadas.
Filosofia:
Código
de Ética nas industrias .
Etapas do Trabalho:
- Selecionar uma fábrica de qualquer tamanho de qualquer tamanho no município de Paim Filho-RS, na qual haja produção em série de algum bem e descobrir porque ele está instalado naquele lugar.
- Pesquisar dados sobre a indústria selecionada referente à/ao: . Setor de atividade em que atua e categoria na qual está classificada; . Porte da empresa em comparação com outras do lugar e com outras do mesmo setor de atividade; . Utilização de matérias-primas, de energia, de mão de obra, de máquinas e equipamentos e de transportes para escoamento da produção; . Localização do principal mercado consumidor; . Interferências no meio ambiente;
- Visitar a industria para conhecer suas instalações administrativas e de produção.
- Entrevistar trabalhadores dos setores administrativos e de setores de produção para obter mais informação sobre a empresa, como se pede no item 1 e 2.
- Pesquisar, ler e analisar dados cartográficos e estatísticos para reconhecimento de aspectos econômicos e sociais dos trabalhadores.
- Identificar aspectos positivos e negativo na atividade laboral dos trabalhadores da fábrica visitada e comparar com o inicio da revolução industrial.
- Reconhecer a importância do desenvolvimento tecnológico na definição da localização da indústria.
- Sistematizar as informações de modo a responder satisfatoriamente à questão do tema.
- Criar um código de ética com base no código de ética da fábrica visitada, que será debatido no grande grupo e terá validade entre os alunos por todo o Ensino Médio Politécnico ao qual é imprescindível o código estar em conformidade com o regimento escolar da Escola de Educação Básica Luiza Formighieri e LDB 9394/1996.
- Apresentação do trabalho.
A Entrega do trabalho é até o dia 22 de setembro de 2012.
ResponderExcluirProfe Flávio