Ciências Humanas - Politécnico Luiza Formighieri



Projeto Politécnico Ensino Médio



Tema: Localização de Industriais locais e regionais e sistematizações do Trabalho

·         Atividade Individual: pesquisa de textos complementares, dados estatísticos, artigos de jornais e revistas, material cartográfico.

·         Atividade em grupo: 

a.    Visita a uma indústria.

b.    Troca de materiais  pesquisados individualmente  e produção da síntese do trabalho.

Forma Final do Trabalho: síntese cartográfica (mapeamento) dos fenômenos observados e texto dissertativo.

Enfoques  de trabalho por disciplina:

História: Identificação das diversas etapas da revolução Industrial e seus significados políticos, econômicos e sociais. (sistematização do Trabalho de Henri Ford).

Geografia:  Pesquisa sobre os diferentes fatores de localização de localização Industrial e ocupação do espaço urbano e a relação entre eles; mapeando os fenômenos.

Sociologia: Condições de trabalho dos trabalhadores nas fábricas visitadas.

Filosofia: Código de Ética nas industrias .






Etapas do Trabalho:

  1. Selecionar uma fábrica de qualquer tamanho de qualquer tamanho no município de Paim Filho-RS, na qual haja produção em série de algum bem e descobrir porque ele está instalado naquele lugar.
  2. Pesquisar dados sobre a indústria selecionada referente à/ao: . Setor de atividade em que atua e categoria na qual está classificada; . Porte da empresa em comparação com outras do lugar e com outras do mesmo setor de atividade; . Utilização de matérias-primas, de energia, de mão de obra, de máquinas e equipamentos e de transportes para escoamento da produção; . Localização do principal mercado consumidor; . Interferências no meio ambiente;
  3. Visitar a industria para conhecer suas instalações administrativas e de produção.
  4. Entrevistar trabalhadores dos setores administrativos e de setores de produção para obter mais informação sobre a empresa, como se pede no item 1 e 2.
  5. Pesquisar, ler e analisar dados cartográficos e estatísticos para reconhecimento de aspectos econômicos e sociais dos trabalhadores.
  6. Identificar aspectos positivos e negativo na atividade laboral dos trabalhadores da fábrica visitada e comparar com o inicio da revolução industrial.
  7. Reconhecer a importância do desenvolvimento tecnológico na definição da localização da indústria.
  8. Sistematizar as informações de modo a responder satisfatoriamente à questão do tema.
  9. Criar um código de ética com base no código de ética da fábrica visitada, que será debatido no grande grupo e terá validade entre os alunos por todo o Ensino Médio Politécnico ao qual é imprescindível o código estar em conformidade com o regimento escolar da Escola de Educação Básica Luiza Formighieri e LDB 9394/1996.
  10. Apresentação do trabalho.


Comentários

  1. A Entrega do trabalho é até o dia 22 de setembro de 2012.

    Profe Flávio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Grécia Antiga

Atenas

Período Clássico da Grécia Antiga